quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Meio Ambiente Na Escola


MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
MARCIA LIMA DA SILVA

Professor-Tutor Externo: Patrícia Souza Marchand
Centro universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Curso de pedagogia (0381) Prática do módulolII
07/07/12
RESUMO
Este artigo tem como objetivo identificar de que forma a escola aborda questões referentes ao meio ambiente, sendo utilizada uma observação de uma aula pratica na horta da escola de ensino fundamental professora Rosane Amaral dias na cidade de sapucaia do sul, onde o professor explicou maneiras de como fazer a composteira, os resíduos e que ali podem ser depositados, o tempo aproximado de decomposição, e que após esse período é transformado em adubo orgânico para a fertilização do solo da horta, mostrando para o aluno que esta é uma atitude sustentável.

Palavras-chaves: sustentabilidade, escola, meio ambiente

INTRODUÇÃO
A escola caracteriza-se como uma instituição que agrega diversos aspectos transversais e um deles é o meio ambiente, que é tratado com relevância devido sua importância para toda a humanidade. A escola por sua vez vem cada vez mais tentando instigar uma consciência ecológica e preocupada em contribuir com um desenvolvimento sustentável. Trabalhar com a transversalidade na escola requer dos profissionais da educação uma formação continuada e conhecedores dos problemas locais para que a partir disso se desenvolva um trabalho mais direcionado, como por exemplo, o dessa escola que além de orientar também faz uso desse conhecimento, praticando juntamente com os alunos formas de desenvolvimento sustentável. 

1DESENVOLVIMENTO

1.1TEMAS TRANSVERSAIS SEGUNDO OS PCNS
Ao longo da história, o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura e estabeleceram-se relações com a natureza e com os outros, mas é preciso refletir como devem ser essas relações socioeconômicas e ambientais para a qualidade de vida principalmente ambiental, isso é que os pcns trazem em sua justificativa e que essa tomada de decisão comece a partir da escola, pois a escola é um agente transformador de consciência.
Os critérios estabelecidos para a eleição dos temas transversais são: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
É preciso conhecer os problemas ambientais, se saber das suas consequências para a vida humana para promover uma atitude de cuidado e atenção a essas questões, a busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se faz na escola é fundamental. Trata-se de oferecer aos alunos atitudes viáveis.
A principal função de trabalhar o tema meio ambiente é formar cidadãos conscientes, capazes de atitudes de proteção e melhoria para gerações futuras e para uma boa qualidade de vida.
È necessário que a escola envolva a comunidade para que juntas possam atingir a amplitude em diversas ações coletivas em melhorias para o meio ambiente.
1.2SUSTENTABILIDADE
O conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais ou não forma de prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem existir, assim implica o uso dos recursos renováveis de forma qualitativa adequada e em quantidades compatíveis com a sua capacidade de renovação, em soluções economicamente viáveis de suprimento das necessidades, além de relações sociais que permitem qualidade de vida para todos.
A cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela maioria da população do nosso país e como educadora devemos pensar numa escola que promova esse aprendizado a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, solidariedade, conscientização, cidadania, respeito para que as gerações futuras não sofram tanto com a destruição ambiental social e econômica. A educação é um dos caminhos, para uma base sustentável que garanta a permanência do bem estar, pois as crianças de hoje que ouvem e praticam lições ambientais dentro da sala de aula ao se tornarem profissionais tem a probabilidade de praticarem os conceitos de sustentabilidade, conforme o conceito:

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Comissão Mundial de Desenvolvimento (revista Nova Escola edição nº252, maio 2012(ONU).
O desenvolvimento sustentável sugere de fato, qualidade em vês de quantidade, com a redução do uso de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.



1.3 COMPOSTAGEM DOMÈSTICA
Compostagem é um processo de transformação natural de matéria orgânica em adubo orgânico, é considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. Esse processo natural acontece devido os próprios micro-organismos presentes nos resíduos em condições ideais de temperatura aeração e umidade.
A compostagem é de estrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos, insetos ratos e outros animais transmissores de doenças.
A compostagem doméstica é uma excelente colaboração que podemos fazer ao meio ambiente. Não só o de minimizar a quantidade de lixo que entregamos para a coleta municipal, mas principalmente porque podemos gerar um ótimo adubo para melhorar a qualidade do solo onde for usado.
Para fazer uma composteira é necessário aproximadamente 36 tijolos e 2 tábuas. Numa base retangular monte a composteira onde será depositado o lixo orgânico produzido em casa. Quem tem pouco espaço pode utilizar latas, pneus velhos e tambores com tampa, sempre com base aberta, para os restos tocarem direto no solo. Os resíduos que podem ser colocados na composteira são folhas, resto de erva mate, casca de frutas, verduras, grama, restos de alimento em poucas quantidades, mas sem restos de carnes, gorduras e ossos, pois a presença desse tipo de resíduo pode atrair ratos e pragas do gênero.
1.4 RECICLAGEM
O crescimento das cidades, das indústrias, o aumento da população e a crescente necessidade de consumo das pessoas geram quantidades cada vez maiores de resíduos. O volume de lixo produzido ultrapassa a capacidade de absorção da natureza. O homem por não saber o que fazer com tanto lixo, acaba dando a ele um destino inadequado, causando degradação da água, do solo, do subsolo e até do ar. A questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do planeta.
O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada do lixo tem levado a sociedade a procurar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. È preciso informar, alertar, sensibilizar e conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, ou seja, um destino adequado.
O termo reciclar quer dizer reutilizar, usar novamente um produto que já serviu a algum propósito anteriormente, o ideal seria que a população consumisse menos produtos gerados a partir de matéria prima vinda da natureza. Para a padronização dos resíduos, de forma a separa lós de maneira adequada foi criado um padrão baseado em normas internacionais chamada de coleta seletiva já praticada em vários países.

2DISCUSSÃO E RESULTADOS
Este trabalho tem como principal foco, de que maneira é abordado o assunto referente ao meio ambiente na escola, sendo ela também responsável para o desenvolvimento de uma consciência ecológica, assim ela cumpre seu papel de agente transformador da sociedade.
A metodologia utilizada foi uma observação da turma do quinto ano, numa atividade desenvolvida pelo professor responsável pelo projeto Horta para todos. Primeiramente os alunos puderam ver na prática o que era feito com as folhas das árvores, as quais são varridas do pátio da escola e depositadas em um lugar próprio, onde é deixado por um determinado tempo até que esse se transforme em adubo orgânico, conforme a explicação do professor Elizeu Damian, o tempo aproximado para esse processo é de seis meses ou mais dependendo das condições naturais temperatura após os alunos interagem, pois alguns já estiveram em contato desse conhecimento, outros nem se quer sabiam do que se tratava. Logo em seguida foram conhecer a horta, muitos deles ficaram admirados com tanta diversidade de plantação de verduras, legumes, chá e temperos, também tiveram uma explicação sobre a compostagem de restos orgânicos. O professor explicou aos alunos como foi feita a compostagem e exemplificou quais restos que poderiam ser colocados. Enfatizou que se cada um de nós for responsável pelo destino correto dos resíduos orgânicos irá contribuir para aumentar a vida útil do aterro sanitário. Os alunos puderam perceber que cada um fazendo a sua parte está ajudando a salvar o meio ambiente. Alguns dos alunos relataram que eles utilizavam um recipiente para a separação correta do lixo, algum também tem a horta em casa. Apos os alunos tiveram uma explicação sobre o ciclo da matéria orgânica e o destino correto dos resíduos orgânicos. Enfim percebe-se que esses alunos já tinham algum conhecimento prévio sobre o assunto, pois já faz cinco anos que esse trabalho e realizado na escola. Com forme a observação percebeu-se que a escola é um agente transformador para que novas atitudes aconteçam em relação ao tema meio ambiente, educar crianças é transformar o presente e o futuro numa sociedade sustentável melhor.
Os alunos dessa turma relataram que ao chegar a casa instigam a família a mudar as suas atitudes referentes ao descarte do lixo, cada um fazendo a sua parte por pequena que seja está contribuindo de alguma forma para preservação do meio ambiente, pois conforme os depoimentos que a maioria fez todos estão comprometidos em mudar a visão sobre o meio ambiente.

3CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nos dias de hoje estamos vivendo imensos desafios na educação a serem enfrentados com a determinação e responsabilidade. A escola com toda a sua especificidade também é responsável para desenvolver uma consciência ecológica comprometida com atitudes sustentáveis. O meio ambiente é um tema transversal de suma importância que deve tangenciar direta e indiretamente o conteúdo especifico, como as mudanças de comportamento referente ao consumo, descarte de resíduos e separação de lixo, pois em sua maioria são prejudiciais ao meio ambiente. Cabe então a nós cidadãos disseminar e pôr em prática o conhecimento adquirido para amenizar os problemas ambientais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS, temas transversais, Brasília 1998.
PEREIRA, Valdemar da luz, Técnicas agrícolas, vol.1 9ª EDIÇÃO Ed. Atica.
SIEGEL, Norberto, Caderno de estudos, temas transversais, Ed. Grupo Uniasselve.
FRANCO, Rosemary Carla, Meio Ambiente do conhecimento cotidiano ao cientifico, Ed. Base editorial, 2009, Curitiba.
REVISTA NOVA ESCOLA, Edição nº252, maio 2012.





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