MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
MARCIA LIMA DA SILVA
Professor-Tutor Externo: Patrícia Souza Marchand
Centro universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Curso de pedagogia (0381) Prática do módulolII
07/07/12
RESUMO
Este artigo tem
como objetivo identificar de que forma a escola aborda questões
referentes ao meio ambiente, sendo utilizada uma observação de uma
aula pratica na horta da escola de ensino fundamental professora
Rosane Amaral dias na cidade de sapucaia do sul, onde o professor
explicou maneiras de como fazer a composteira, os resíduos e que ali
podem ser depositados, o tempo aproximado de decomposição, e que
após esse período é transformado em adubo orgânico para a
fertilização do solo da horta, mostrando para o aluno que esta é
uma atitude sustentável.
Palavras-chaves:
sustentabilidade,
escola, meio ambiente
INTRODUÇÃO
A escola
caracteriza-se como uma instituição que agrega diversos aspectos
transversais e um deles é o meio ambiente, que é tratado com
relevância devido sua importância para toda a humanidade. A escola
por sua vez vem cada vez mais tentando instigar uma consciência
ecológica e preocupada em contribuir com um desenvolvimento
sustentável. Trabalhar com a transversalidade na escola requer dos
profissionais da educação uma formação continuada e conhecedores
dos problemas locais para que a partir disso se desenvolva um
trabalho mais direcionado, como por exemplo, o dessa escola que além
de orientar também faz uso desse conhecimento, praticando juntamente
com os alunos formas de desenvolvimento sustentável.
1DESENVOLVIMENTO
1.1TEMAS
TRANSVERSAIS SEGUNDO OS PCNS
Ao longo da
história, o homem transformou-se pela modificação do meio
ambiente, criou cultura e estabeleceram-se relações com a natureza
e com os outros, mas é preciso refletir como devem ser essas
relações socioeconômicas e ambientais para a qualidade de vida
principalmente ambiental, isso é que os pcns trazem em sua
justificativa e que essa tomada de decisão comece a partir da
escola, pois a escola é um agente transformador de consciência.
Os critérios
estabelecidos para a eleição dos temas transversais são: urgência
social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem
no ensino fundamental e favorecer a compreensão da realidade e a
participação social.
É preciso conhecer
os problemas ambientais, se saber das suas consequências para a vida
humana para promover uma atitude de cuidado e atenção a essas
questões, a busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos
alunos e o que se faz na escola é fundamental. Trata-se de oferecer
aos alunos atitudes viáveis.
A principal função
de trabalhar o tema meio ambiente é formar cidadãos conscientes,
capazes de atitudes de proteção e melhoria para gerações futuras
e para uma boa qualidade de vida.
È necessário que a
escola envolva a comunidade para que juntas possam atingir a
amplitude em diversas ações coletivas em melhorias para o meio
ambiente.
1.2SUSTENTABILIDADE
O
conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de
áreas ou o uso de recursos naturais ou não forma de prejudicar o
menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades
humanas e toda a biosfera que dele dependem existir, assim implica o
uso dos recursos renováveis de forma qualitativa adequada e em
quantidades compatíveis com a sua capacidade de renovação, em
soluções economicamente viáveis de suprimento das necessidades,
além de relações sociais que permitem qualidade de vida para
todos.
A
cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela maioria da
população do nosso país e como educadora devemos pensar numa
escola que promova esse aprendizado a fim de se ensinar a importância
de atitudes de preservação, solidariedade, conscientização,
cidadania, respeito para que as gerações futuras não sofram tanto
com a destruição ambiental social e econômica. A educação é um
dos caminhos, para uma base sustentável que garanta a permanência
do bem estar, pois as crianças de hoje que ouvem e praticam lições
ambientais dentro da sala de aula ao se tornarem profissionais tem a
probabilidade de praticarem os conceitos de sustentabilidade,
conforme o conceito:
Desenvolvimento
sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da
geração atual sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não
esgota os recursos para o futuro. Comissão Mundial de
Desenvolvimento (revista Nova Escola edição nº252, maio 2012(ONU).
O
desenvolvimento sustentável sugere de fato, qualidade em vês de
quantidade, com a redução do uso de matérias primas e produtos e o
aumento da reutilização e da reciclagem.
1.3 COMPOSTAGEM
DOMÈSTICA
Compostagem
é um processo de transformação natural de matéria orgânica em
adubo orgânico, é considerada uma espécie de reciclagem do lixo
orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em
jardins e plantas. Esse processo natural acontece devido os próprios
micro-organismos presentes nos resíduos em condições ideais de
temperatura aeração e umidade.
A
compostagem é de estrema importância para o meio ambiente e para a
saúde dos seres humanos. O lixo orgânico muitas vezes, é
descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente.
Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto
favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam
doenças nos seres humanos, insetos ratos e outros animais
transmissores de doenças.
A
compostagem doméstica é uma excelente colaboração que podemos
fazer ao meio ambiente. Não só o de minimizar a quantidade de lixo
que entregamos para a coleta municipal, mas principalmente porque
podemos gerar um ótimo adubo para melhorar a qualidade do solo onde
for usado.
Para
fazer uma composteira é necessário aproximadamente 36 tijolos e 2
tábuas. Numa base retangular monte a composteira onde será
depositado o lixo orgânico produzido em casa. Quem tem pouco espaço
pode utilizar latas, pneus velhos e tambores com tampa, sempre com
base aberta, para os restos tocarem direto no solo. Os resíduos que
podem ser colocados na composteira são folhas, resto de erva mate,
casca de frutas, verduras, grama, restos de alimento em poucas
quantidades, mas sem restos de carnes, gorduras e ossos, pois a
presença desse tipo de resíduo pode atrair ratos e pragas do
gênero.
1.4 RECICLAGEM
O
crescimento das cidades, das indústrias, o aumento da população e
a crescente necessidade de consumo das pessoas geram quantidades cada
vez maiores de resíduos. O volume de lixo produzido ultrapassa a
capacidade de absorção da natureza. O homem por não saber o que
fazer com tanto lixo, acaba dando a ele um destino inadequado,
causando degradação da água, do solo, do subsolo e até do ar. A
questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do
planeta.
O
impacto causado na natureza, devido à produção e destinação
desordenada do lixo tem levado a sociedade a procurar alternativas
para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem
estar da população. È preciso informar, alertar, sensibilizar e
conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema do
lixo, ou seja, um destino adequado.
O termo
reciclar quer dizer reutilizar, usar novamente um produto que já
serviu a algum propósito anteriormente, o ideal seria que a
população consumisse menos produtos gerados a partir de matéria
prima vinda da natureza. Para a padronização dos resíduos, de
forma a separa lós de maneira adequada foi criado um padrão baseado
em normas internacionais chamada de coleta seletiva já praticada em
vários países.
2DISCUSSÃO
E RESULTADOS
Este
trabalho tem como principal foco, de que maneira é abordado o
assunto referente ao meio ambiente na escola, sendo ela também
responsável para o desenvolvimento de uma consciência ecológica,
assim ela cumpre seu papel de agente transformador da sociedade.
A
metodologia utilizada foi uma observação da turma do quinto ano,
numa atividade desenvolvida pelo professor responsável pelo projeto
Horta para todos. Primeiramente os alunos puderam ver na prática o
que era feito com as folhas das árvores, as quais são varridas do
pátio da escola e depositadas em um lugar próprio, onde é deixado
por um determinado tempo até que esse se transforme em adubo
orgânico, conforme a explicação do professor Elizeu Damian, o
tempo aproximado para esse processo é de seis meses ou mais
dependendo das condições naturais temperatura após os alunos
interagem, pois alguns já estiveram em contato desse conhecimento,
outros nem se quer sabiam do que se tratava. Logo em seguida foram
conhecer a horta, muitos deles ficaram admirados com tanta
diversidade de plantação de verduras, legumes, chá e temperos,
também tiveram uma explicação sobre a compostagem de restos
orgânicos. O professor explicou aos alunos como foi feita a
compostagem e exemplificou quais restos que poderiam ser colocados.
Enfatizou que se cada um de nós for responsável pelo destino
correto dos resíduos orgânicos irá contribuir para aumentar a vida
útil do aterro sanitário. Os alunos puderam perceber que cada um
fazendo a sua parte está ajudando a salvar o meio ambiente. Alguns
dos alunos relataram que eles utilizavam um recipiente para a
separação correta do lixo, algum também tem a horta em casa. Apos
os alunos tiveram uma explicação sobre o ciclo da matéria orgânica
e o destino correto dos resíduos orgânicos. Enfim percebe-se que
esses alunos já tinham algum conhecimento prévio sobre o assunto,
pois já faz cinco anos que esse trabalho e realizado na escola. Com
forme a observação percebeu-se que a escola é um agente
transformador para que novas atitudes aconteçam em relação ao tema
meio ambiente, educar crianças é transformar o presente e o futuro
numa sociedade sustentável melhor.
Os
alunos dessa turma relataram que ao chegar a casa instigam a família
a mudar as suas atitudes referentes ao descarte do lixo, cada um
fazendo a sua parte por pequena que seja está contribuindo de alguma
forma para preservação do meio ambiente, pois conforme os
depoimentos que a maioria fez todos estão comprometidos em mudar a
visão sobre o meio ambiente.
3CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Nos dias de hoje
estamos vivendo imensos desafios na educação a serem enfrentados
com a determinação e responsabilidade. A escola com toda a sua
especificidade também é responsável para desenvolver uma
consciência ecológica comprometida com atitudes sustentáveis. O
meio ambiente é um tema transversal de suma importância que deve
tangenciar direta e indiretamente o conteúdo especifico, como as
mudanças de comportamento referente ao consumo, descarte de resíduos
e separação de lixo, pois em sua maioria são prejudiciais ao meio
ambiente. Cabe então a nós cidadãos disseminar e pôr em prática
o conhecimento adquirido para amenizar os problemas ambientais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
PARAMETROS
CURRICULARES NACIONAIS, temas transversais, Brasília 1998.
PEREIRA, Valdemar da
luz, Técnicas agrícolas, vol.1 9ª EDIÇÃO Ed. Atica.
SIEGEL, Norberto,
Caderno de estudos, temas transversais, Ed. Grupo Uniasselve.
FRANCO, Rosemary
Carla, Meio Ambiente do conhecimento cotidiano ao cientifico, Ed.
Base editorial, 2009, Curitiba.
REVISTA NOVA ESCOLA,
Edição nº252, maio 2012.
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