laboratório vivo
A horta escolar pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades de aprendizagens e o contato com ambientes naturais, além disso estimulo a criatividade, habilidade de aprendizado, saúde mental, psicológica e espiritual.
Pensando nisso, nossa Escola Professora Rosane Amaral Dias organiza a oficina de horta desde 2009. Nossas atividades reiniciaram em março de 2011 com apoio da Gerdau ao projeto “Horta para todos” com dois grupos de 15 alunos nos dois turnos: pela manhã, nas terças das 9 horas às 10h; e no período da tarde, nas segundas e quintas feira das 15 horas 10 min às 16 horas 30 min. As atividades na horta ensinam: como preparar o solo para o plantio; fazer uma composteira; reconhecer o adubo orgânico; fazer manutenção dos canteiros; conhecer plantas e seus benefícios para nossa alimentação. Realizamos uma oficina mensal para a comunidade sobre receitas de aproveitamento de alimentos e tudo o que produzimos na horta é destinado para incrementar o almoço feito na escola.
Na horta, nosso trabalho é desenvolvido de forma cooperativa. Aprendemos a dividir responsabilidades para cuidar das plantas. A exploração do ambiente da horta permite que se conheça o desenvolvimento das hortaliças e legumes que muitas vezes ignora-se. E observar o crescimento das plantas é um ganho natural para a nossa saúde mental e espiritual.
Para fazer uma horta temos vários motivos significativos entre eles; econômico, pois nossas verduras e legumes produzidos na horta requerem um custo baixo; acabar com o sedentarismo, pois, dedicando de uma a duas horas por semana ao cuidado da horta, estaremos alongando nosso corpo; cuidar do ambiente, pois através da seleção de lixo, podemos destinar o orgânico para a composteira e desta forma reduzir o descarte para o meio ambiente. E o maior motivo significativo ainda é que com tudo isso contribuímos com a sociedade de uma maneira mais humana.
Horta para todos é um projeto muito legal
ResponderExcluironde agente aprende muitas coisas legais !!!
horta para todos é d+ ...